segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Honra do Poderoso Prizzi (1985)


"A Honra do Poderoso Prizzi" é um daqueles filmes sobre a máfia italiana nos EUA, no estilo "O Poderoso Chefão" - com direito a padrinho e tudo mais - com uma pitada de comédia e um pouco de "Sr. e Sra Smith". Sinceramente preferi "Mickey Olhos Azuis", que também satiriza a máfia, afinal "A Honra do Poderoso Prizzi" é longo demais e proporciona poucas risadas. Bem, ele consta no 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer. Segue a Crítica:

"A despeito do declínio de sua saúde em 1985, o diretor John Huston embarcou na filmagem de seu quadragésimo filme, uma comédia de humor negro que contempla o que poderia acontecer se dois assassinos se apaixonassem. Jack Nicholson protagoniza Charley Partanna, um assassino de aluguel nada inteligente que trabalha para a família Prizzi, mafiosos influentes de Nova York. O padrinho Don Corrado (William Hickey) trata Charley como se fosse um filho adotivo, já que sua neta Maerose, interpretada por Anjelica Huston (filha do diretor e amante de Nicholson naquela época), cometeu uma injustiça com ele. Mas Charley se apaixona pela ardente loura Irene Walker (Kathleen Turner) durante um casamento. Acontece que os apaixonados tinham sido contratados para se matarem.

Extraordinário e revigorante, o final é o que a história pede e não o que o público deseja. Apesar de o filme ter sido indicado a oito Oscar, Angelica foi a única premiada, como melhor atriz coadjuvante. Contudo é Hickey, também indicado, que impulsiona furtivamente o filme: aparentemente à beira da morte, ele faz de certas falas como "você gostaria de um biscoito?" algo tão ameaçador quanto hilário. Lawrence Tierney (que interpretou Dillinger em um filme de mesmo nome feito por Max Dosseck em 1945) interpreta um policial corrupto. Imperfeito e em última análise deprimente, 'A Honra do Poderoso Prizzi' é, apesar de tudo, uma joia cômica."

Por sua atuação Anjelica Huston venceu o Oscar de Atriz Coadjuvante. O filme foi indicado em mais 7 categorias: Melhor Filme, Diretor (John Huston), Ator (Jack Nicholson), Ator Coadjuvante (William Hickey), Figurino, Edição e Roteiro Adaptado.

(Prizzi's Honor - 1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário