domingo, 22 de abril de 2012

Chico & Rita (2010)


Desenho animado cubano feito para adultos. Só não entendi porque fizeram este filme em animação. Será que os produtores não receberam autorização do governo cubano para utilizar as locações reais em que se passa esta história real? Ou quem sabe reproduzir tudo em estúdio...

O filme nos mostra o velho Chico relembrando sua juventude onde conheceu a sensual (e sensualizada em forma de desenho) Rita. Os dois eram cantores, fizeram muito sucesso na Cuba pré-revolução, mas foram esquecidos com o tempo.

Lembrei-me do documentário “Buena Vista Social Club” do Wim Wenders que conta também a história de músicos cubanos dos anos 1950. Achei o documentário melhor que esta animação e recomendo que ouçam as músicas do Buena Vista, ganhei até o CD da trilha do documentário, presente de um primo meu que vive nos EUA. Às vezes me encontro cantando “Chan Chan”, “El Cuarto de Tula”, “Dos Gardeneas para ti”, etc. Quem sabe um dia me interesso em procurar as canções de “Chico & Rita”, pois esta animação não me animou a fazer isto...

Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

(Chico & Rita - 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário