terça-feira, 17 de abril de 2012

Quebrando o Tabu (2011)


Na minha infância, recordo-me de ver nos jornais reportagens que mostravam jovens se drogando e alertavam para os males das drogas, como o vício, a criminalidade entre tantos outros. No entanto, eu via aquela realidade como algo muito distante de mim, pois não conhecia ninguém ao meu redor que já havia se drogado, experimentado ou negociado com algum traficante. Achava que aquilo que eu via na TV continuaria na TV e jamais se aproximaria de mim.

Atualmente, quase 20 anos depois, a realidade é outra – não que eu tenha me drogado ou sequer experimentado algum tipo de droga – o que eu quero dizer é que, por mais que eu jamais tenha buscado isto, já passaram por minha vida muitas pessoas as quais utilizam ou utilizaram algum tipo de narcótico. Mas, assim como era na minha infância, as drogas continuam ilegais, continuam fazendo mal à saúde. E apesar da conscientização e da proibição do uso ter se tornados mais rígidos, a realidade mudou para pior.

A maconha principalmente está por toda a parte, se encontra em qualquer esquina, nas portas dos colégios e até mesmo nos jardins de infância. Na Universidade na qual estudei diversos colegas fumavam maconha e já experimentaram algum outro tipo de droga. E o consumo exacerbado de drogas, legais ou ilegais, por pessoas cada vez mais jovens vem aumentando e isso me parece algo incontrolável. Sou totalmente careta, não sou a favor do uso tanto do álcool, quanto mais de outras drogas, maconha, cocaína, heroína, mas mesmo assim procuro me manter informado sobre este delicado assunto.

E este documentário brasileiro “Quebrando o Tabu” não pode ser considerado o mais do mesmo. Ele aborda a questão das drogas sim, no entanto, fala sobre a legalização, a descriminalização do uso das drogas, começando pela maconha, que é considerada a mais branda de todas. Para argumentar a favor desta liberalização, Fernando Henrique Cardoso, juntamente com o médico Dráuzio Varella discutem a realidade brasileira, comparando-a com a americana, onde as drogas também são proibidas, e com a realidade holandesa, onde políticas para o consumo livre das drogas foram criadas pelo governo.

As ideias trazidas pelo documentário através dos argumentos do sociólogo e ex-presidente, além das do médico, são muito bem construídas e deviam ser ouvidas pelos governantes deste país. Infelizmente, há muito dinheiro em jogo, muitos políticos corruptos que barganham com traficantes, enquanto viciados convalescem pelas ruas brasileiras e famílias inteiras se corrompem devido ao tráfico. 

Sou contra o uso sim, contudo, sou favorável à liberalização. Assistam a este documentário e entenderão o porquê.

(Quebrando o Tabu - 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário