quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Onda (2008)


Quando eu estava na faculdade cursei algumas aulas de Ciência Política, Teoria Política e Sociologia. Estudávamos Marx, Conte, Webber, Rousseau, Maquiavel, etc. Além dessas aulas, cursei também História Contemporânea e um dos tópicos estudados foi os governos totalitaristas pré-Segunda Guerra Mundial surgidos na Europa, mais precisamente o Nazismo na Alemanha e o Fascismo na Itália. Um livro interessante sobre o totalitarismo, o qual cheguei a ler algumas partes para apresentar um seminário, se chama “As Origens do Totalitarismo” da Hanna Arentd e foi muito importante para compreender como estes governos ganharam tanta força na Europa.

Durante meus estudos e entre algumas conversas com colegas da faculdade, ouvi falar também do filme “A Onda”, que abordava o mesmo assunto: o totalitarismo. Todos estavam admirados com este filme e o recomendavam uns aos outros e por esta razão decidi assisti-lo. Confesso que fazia algum tempo que não me impressionava com um filme, nada no cinema atual tem me surpreendido, tipo, me dado um tapa na cara e me deixado de boca aberta. Acho que a última película que vi e que me impressionou foi “Dente Canino”. Mas veio “A Onda” e meu queixo caiu com o que vi.

A história é baseada em fatos reais e se passa na Alemanha atual. Conta a história de um professor do ensino médio que, para explicar aos seus alunos o modo em que os governos totalitários se formaram, passa a agir de forma totalitária com a turma. Assim, ele faz com que estes alunos comecem a crer que governos totalitários são essenciais para disciplinar as pessoas, para que assim elas se organizem, produzam e cresçam. Como o método dá certo, todos começam a pensar que aquilo era o que eles precisavam e passam a cativar mais pessoas, chamando-as para fazer parte desde grupo que se intitula “A Onda”.

Assim como a História nos mostra, governos totalitários não foram bons para todos e consequentemente não deram certo. Uma aula totalitária também não dá certo e começa a fugir do controle do professor, causando alguns transtornos.

(Die Welle - 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário