quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sonhos (1990)


Ahh... a nostalgia!

Quando eu era criança, costumava passar os fins de semana na casa dos meus tios para brincar com meu primo. Minha irmã e eu íamos para lá na sexta-feira ou sábado e lá dormíamos. Lembro-me que certa vez – creio eu que era um domingo de manhã – meus tios resolveram assistir a um filme enquanto meu primo, minha irmã e eu brincávamos no quintal. Lembro-me de um sol forte, bem quente e de uma fome imensa surgir em mim porque já era quase hora do almoço. Eu entrava na sala, assistia um pouco do filme, e impaciente, saía... Novamente eu entrava na sala, assistia mais um pouco, observava que o filme não acabava e novamente saía. Não queria brincar mais. A fome me incomodava profundamente e minha tia não ia preparar o almoço enquanto o filme não terminasse.

Eu devia ter uns 9 ou 10 anos de idade e nunca me esqueci que o filme que meus tios assistiam se chamava “Sonhos” e era um filme japonês. Recordava-me vagamente de algumas cenas deste filme – aquelas que assisti ao entrar na sala suplicando por meu almoço – lembrava-me de uma cena em que um homem caminhava por um túnel sem fim, de outra cena em que aparecia uma prateleira vermelha repleta de bonecas japonesas e da cena final do filme onde era exibido um funeral em que as pessoas estavam alegres e não tristes como de costume, onde todos cantavam e dançavam em homenagem ao morto porque este havia vivido muitos anos.

Nesta semana o filme foi exibido em um canal pago. Ao ver que seria exibido, gravei para depois assistir. E agora entendo porque passei algumas horas de fome na casa dos meus tios, o filme realmente chama a atenção.

“Sonhos” é repleto de filosofia, de reflexão. São oito pequenas histórias que valem muito para fazer com que pensemos de outra maneira a nossa vida. Enquanto revia algumas cenas, me recordava da fome, da falta de vontade para brincar, do sol quente, da minha tia mandando que eu esperasse mais um pouco pelo almoço, e principalmente, lembrava da minha infância vivida há 20 anos! Lindo filme.

(Dreams - 1990)

Nenhum comentário:

Postar um comentário